HISTÓRICO DA família cristianetti e da CASA DO ARTESÃo

Pedro Cristianetti veio para o Brasil com dezoito anos de idade, onde adquiriu uma colônia de terra na antiga Alfredo Chaves (atual Veranópolis - Vila Flores), lote 31 e 32 (62 hectares). Buscou a sua família da Itália deixando apenas seus avós e tios.

Pedro casou-se com Margarida Dall Magro que tinha apenas treze anos. Antigamente quem escolhia o(a) pretendente para o(a) filho(a) eram os pais. Assim Margarida soube que ia se casar quando divulgaram o seu nome na igreja.

Tiveram dezoito filhos nos quais seis morreram restando apenas doze. Chamavam–se: Elias, Rosina, Caetano, Lucieta, Vicente, Brígida, Amábile, João, Simão, Genoefa (Genoveva), Antônio, e Guerino.

Construíram a primeira casa de taquara (bambu), varas de mato e telhado de capim. Naquela época, como animais domésticos viviam soltos, havia perigo de ataques dos tigres. Assim como prevenção, a família Cristianetti a noite fazia fogo para espantá-los.

Construíram a segunda, mas essa queimou-se toda por causa do “fogolaro” (fogão à lenha). Por volta de 1886, construíram mais uma casa, com a ajuda de Luiz Carbonera. Serraram as toras de pinheiro da própria propriedade, com uma serra única movida pela roda d’água (Engenho de Centro). As tábuas tinham 5 metros de altura. Na construção da casa não faziam-se emendas, pois com a água da chuva, as tábuas podiam apodrecer.

A casa media 16x18 m, telhado de zinco, pintura apenas no interior (cal) e tinha três andares. Cozinha separada do restante dos quartos. Chegou a comportar 32 pessoas.

Em 1957, a casa foi desmanchada e as tábuas reaproveitadas. João Nichele, Pedro Cristianetti (neto de Pedro) e Sílvio Dal Magro, a construíram mais da estrada antiga.

Em 1999, as tábuas da casa que estavam na localidade de São Caetano foram transportadas pela Prefeitura Municipal de Vila Flores, no Bairro São Luiz ao lado da RST 470 km 117.

Hoje, a casa funciona como Centro de Informações Turísticas e abriga o artesanato de Vila Flores e da região através da Coleção Termas e Longevidade.


Contato

Casa do Artesão

RSC 470 Km 116
Vila Flores/RS/Brasil


54 3447 1051


O horário de atendimento é de terças à sábados, das 7:50 às 11:30 durante a mãnhã e das 13:00 às 17:00 a tarde.
Fone: (54) 3447-1051.

Venha conhecer a nossa linha de artesanato e se encante com a criatividade e a utilização de matérias-primas.